Close

Blog

COMO SABER SE MEU CACHORRO OU GATO ESTÁ COM OTITE ?

Animais com Otite (inflamação no canal da orelha) apresentam normalmente “vermelhidão” e desconforto principalmente, pela coceira e sensibilidade local.

Elas podem ocorrer por diversos fatores, desde de infecções por bactérias, fungos, parasitas (ácaros/carrapatos), doenças alérgicas (alergia alimentar ou dermatite atópica), alterações na produção de Cerúmen (Distúrbios da queratinização), neoplasias ou até mesmo ocasionados por corpos estranhos (grama, brinquedos, algodão).

Muitos desconhecem, mas o tratamento inadequado destas otites, podem gerar consequências importantes para seu Pet, desde a reincidência da infecção, alterações nos condutos auditivos (estenose), rompimento de membrana timpânica, alterações neurológicas e de equilíbrio.

Desta forma, em decorrências das diversas causas e possíveis consequências das otites, é importante sempre a avaliação, diagnóstico e tratamento prescrito por um veterinário.

 Fiquem sempre atento! Nunca mediquem seus animais sem conhecimento adequado. Existem no mercado inúmeros medicamentos para o tratamento de otites. Muitos deles de venda livre e sem necessidade de receita médica.  O grande perigo por trás disto tudo, é que a composição de alguns destes medicamentos, podem prejudicar ainda mais seu animal, desde tratamentos ineficazes, reações alérgicas à quadros mais graves, como a Ototoxicidades (propriedade tóxica que algumas substâncias apresentam para o ouvido, gerando desde perda de audição à alterações neurológicas).


MV Cayo Nitta
CRMV- SP 33 770

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.