E o frio chegou!!!

Quem tem cão já sabe, com o frio se aproximando ficamos preocupados com o bem estar dos nossos amigos, e ai vem a dúvida: a partir de qual temperatura devemos agasalhá-los?

Os cães possuem algumas distinções que tornam impossível extrapolarmos a nossa percepção de frio ou calor para eles, veja só, sua temperatura corporal é superior a nossa variando entre 38º.C e 39,2º.C, com essa temperatura um humano estaria com um “febrão”,  além disso, o nosso mecanismo de controle da temperatura corporal é favorecido pela transpiração. O suor sem dúvidas permite que a regulemos, mantendo-a em um intervalo ideal para o perfeito funcionamento de nosso organismo. Isso não ocorre nos cachorros, o suor não possui uma importância significativa para o controle de sua temperatura corporal, assim, com a evolução da espécie, desenvolveram a capacidade de vaporizar grandes volumes de água a partir das passagens respiratórias em dias de temperatura elevada.

Quando a temperatura cai, o organismo desses animais tenta reduzir a perda de calor por constrição dos vasos da pele e ereção dos pelos melhorando a qualidade de isolamento.

De uma forma geral, considerando um animal adulto que tenha a possibilidade de abrigo e que possua condição normal de pelame (não tosado), observa-se que a temperatura crítica seja de 14º.C, nos indivíduos tosados essa temperatura sobe para 25º.C.

Outros fatores devem ser considerados nesta situação, como o acúmulo de gordura subcutânea, e o jejum. É de conhecimento geral que indivíduos mais gordinhos sentem mais calor que os magrinhos além da capacidade de tolerância a baixas temperaturas também ser influenciável por períodos prolongados de jejum.

Logicamente, existem animais que, como a gente, são mais sensíveis ao calor ou ao frio, além de termos que levar em consideração outras circunstâncias como a umidade do ar e do local, bem como a idade, lembrando que filhotes e animais idosos são mais vulneráveis as mudanças de temperatura.

Fique de olho no termômetro e nas condições do seu cãozinho e garanta um inverno confortável ao seu melhor amigo.

Cristina Sartorato

Dermatologia veterinária

Membro da Diretoria da SBDV

Metazooa clínica veterinária

11 37272674

Comments are closed.